o futuro tem o coração antigo
• lançamento
-------------

CELSO BORGES LANÇA O FUTURO TEM O CORAÇÃO ANTIGO

Livro de poemas do artista será lançado no Teatro São Luís, antigo Roxy, dia 21 de novembro, às 19h. Além da tradicional noite de autógrafos, o evento conta com a exibição do vídeo homônimo que Borges produziu com o cineasta Beto Matuck. Dois dias antes, 19, Celso fará um lançamento somente para os alunos do IFMA, autores das fotos que dialogam com os poemas da obra.

O futuro tem o coração antigo reúne 60 poemas escritos entre 2009 e 2011. É um retrato poético da cidade de São Luís que Celso Borges encontrou após viver durante 20 anos em São Paulo. O livro tem projeto gráfico da web designer paulistana Luiza De Carli e fotografias de alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), sob coordenação do professor Eduardo Cordeiro.

"São poemas curtos, cliques fotográficos da cidade que encontrei quando voltei a morar aqui, em 2009, depois de 20 anos em São Paulo. É uma visão nua e crua de São Luís, a nova e a velha, suas cicatrizes expostas em preto e branco, dialogando com as fotos em pin hole que descobri por meio de Eduardo Cordeiro", diz o artista.

Celso Borges nasceu em São Luís em maio de 1959. Poeta, jornalista e letrista, é parceiro dos compositores Chico César, Zeca Baleiro, Nosly, Gerson da Conceição e Criolina, entre outros. Tem oito livros de poesia publicados, entre eles Pelo avesso (1985); Persona non grata (1990); Nenhuma das respostas anteriores (1996), XXI (2000), Música, e Belle Époque, os três últimos no formato de livro-CD, com a participação de mais de 50 poetas e compositores de várias cidades brasileiras.

No palco, desenvolveu com o DJ paulistano Otávio Rodrigues o projeto Poesia Dub, que se apresentou em São Paulo no Tim Festival e no Baile do Baleiro, ambos em 2004, e no projeto poético musical Outros Bárbaros, do Itaú Cultural (2005 e 2007). Em São Luís, criou outros três projetos: A Posição da Poesia é Oposição, com o guitarrista Christian Portela e o percussionista Luís Claudio; A Palavra Voando, com Beto Ehongue, e mais recentemente Sarau Cerol, também com Ehongue.

O projeto, que inclui o livro e o vídeo, foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (da Secretaria de Estado da Cultura) e tem patrocínio da CEMAR.

O FUTURO TEM O CORAÇÃO ANTIGO

Lançamento do livro de poemas de Celso Borges

Dia 21 de novembro, 19h

Teatro São Luís (antigo Roxy) – Rua do Egito, Centro